quinta-feira, 6 de março de 2008

8 de março, um dia de história e lutas!!! Dia Internacional das mulheres!!!!



Primeiro quero aproveitar o dia e a oportunidade para desejar a todas nós mulheres, de todas as raças, cores, nomes, classes sociais, idades

UM FELIZ DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES!!!!

Mesmo achando que nosso dia é todo o dia, sempre!


História do 8 de março


No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve para reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas. O lilás ficou conhecida como a cor do movimento feminista, por ser esta a cor do tecido que elas trabalhavam no dia do incêndio.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas)

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, ainda sofremos, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história. Muitas vezes essa violência não é física e pode estar presente nas nossas vidas sem a gente perceber, dentro das nossas casas, de nossos trabalhos de maneira silenciosa e sútil.


Mas muito ainda temos que fazer, muito temos que lutar. Aqui denuncio um pouco a realidade de algumas mulheres que sofrem diariamente, com uma cultura muito machista (clique aqui e conheça a realidade das mulheres no Afeganistão)



Pra mim esse CD do Tom Zé "Estudando o Pagode: na Opereta Segregamulher e Amor" é tudo de bom, divido um pouco dele com vocês:


Tom Zé - Proposta De Amor
Tom Zé

Maneco Tatit:

Ó garota,
Eu te convido para um novo tipo de amor,
Menos novela, muito mais solidário será,
A renovada confiança de ser

Que a mulher há de ter
Quando a senha do mistério digitar.
Assim será!

Ó garota,
Eu contra ti já inventei os deuses, a lei,
E pela carne do pecado te condenei
Tô convencido que essa guerra suja

Foi longe demais
E te ofereço um acordo de paz.
Assim será!


Em muitos países do mundo a garota
Também não tem o direito de ser.
Alguns até costumam fazer
Aquela cruel clitorectomia.

Mas no Brasil ocidental civilizado
Não extraímos uma unha sequer
Porém na psique da mulher
Destruímos a mulher.

Agora estou a esperar
Uma resposta de amor e afeto.
Você de saia, eu de calça,
E o luar será nosso teto.

Uma cartinha de amor
Politicamente correta
Você de saia, eu de calça,
Felicidade será nossa meta.
Assim será!


Aqui... Rita Lee- Todas as mulheres do mundo

Algumas das tantas mulheres que dedico esse dia de hoje:
Leila Diniz
Olga Prestes
Frida Kahlo
Vânia Araújo
Rosa Luxemburgo

Geni
Dolores Duran
Edith Piaf
Ilka
minha mãe,
Lú, Lizia, Manu, Cris, Ceci, Pati,
Ana, Carlota, Eliane, Elaine, Renata,
Júlia, Maria Helena, Miriam,
Carol, Xitlali, Talita, etc.



Até a próxima!!

4 comentários:

Unknown disse...

Oi Rê!! Que linda homenagem vc nos fez, resgatando a história das mulheres!!! Poucas pessoas sabem da origem deste dia especial e relembrar isso nos faz ter coragem de buscar sempre mais, mais dignidade, mais respeito, mais valorização, enfim, saber que a luta é diária e que felizmente, diariamente estamos provando nossa capacidade. Me senti orgulhosa por estar entre suas homenageadas, mas você é um exemplo de mulher a ser seguido, por toda sua garra e coragem!!!
Beijos
Saudades!!!
Elaine

Mosaicos da Vida disse...

Elaine,
Obrigada pelas tuas palavras...e com certeza tu aparece entre as mulheres porque te considero uma grande lutadora e digna de muita admiração.
Um super beijo.

Pati disse...

Flor,
fiquei muito emocionada ao ler essa história de luta e coragem que vc resgatou com muita propriedade.Certamente hoje, dia 08/03/2008 temos muitas vitórias a comemorar nesse sentido, mas também sabemos o quanto ainda é longa essa caminhada...Essa luta que é diária, e que mesmo nos momentos mais inesperados, acabamos sentimos o peso do preconceito, ainda tão vivo em nossa sociedade, e até em nossos circulos mais íntimos.
Me orgulho de ser tua amiga, e parceira de caminhada!
beijos

Mosaicos da Vida disse...

Oi querida
é muito bom contar contigo nessa luta diária, tua companhia é fundamental para perceber que podemos fazer essa trajetória um pouco mais divertida, mas nem por isso menos ideológica hehehehe
Tim-tim para nós!!!
Beijão